18/12/11

1ª DINASTIA

Eis-nos chegados ao fim do estudo da primeira dinastia real, também chamada de dinastia dos Afonsinhos. Os seus descendentes tentaram retomar o trono (pelo menos o da música pop) em meados da década de 80 do séc.XX, como um grupo auto-intitulado "Os Afonsinhos do Condado", mas tirando o mega-hit "a salsa das Amoreiras", não chegaram muito longe.



D.AFONSO HENRIQUES (1128-1185) – O FUNDIDOR – porque enquanto pôde e teve saúde, tratou de fundir a paciência à mãe, a familiares e a muçulmanos, embora, pessoalmente, nada tivesse contra eles.





D.SANCHO I (1185-1211) – O POVOADOR –
porque à sua conta, quer legítima quer ilegítimamente (sobretudo), tratou de povoar o reino com jovens rebentos. O apelido de Pai da Nação, que então corria, não era inteiramente descabido.






D.AFONSO II (1211-1223) – O OBESO –
também conhecido como excessivamente largo, porque se dedicou ao fortalecimento do poder real, especialmente o seu. Ainda assim, foi convocado para a primeira selecção ibérica em 1212.






D.SANCHO II (1223-1248) – O CABELO –
na impossibilidade de o cognomear “o careca”, ficou assim conhecido por não levantar cabelo contra os senhores feudais que aumentavam o seu poder a olhos vistos, excepto aos do rei. Um verdadeiro D.Chacho.






D.AFONSO III (1248-1279) – O BOLONHÊS –
porque inventou o termo “pizza à bolonhesa” ao dar uma carga de porrada no irmão. A sua receita de raviolis à bolonhesa já não teve tanto sucesso.






D.DINIS (1279-1325) – O JOVEM AGRICULTOR –
porque era este o seu hobby, onde gastou os rendimentos que a sua veia artística lhe proporcionava, cantando rimas às damas. Incluindo as trabalhadoras liberais nas margens dos pinhais de Leiria.






D.AFONSO IV (1325-1357) – O PARVO –
porque se empenhou em guerras inúteis com Castela, para depois se juntar a eles na Batalha da Salada, contra os muçulmanos. Viu a peste preta invadir-lhe o reino, coisa que não é bonita de se ver.






D.PEDRO I (1357-1367) – O VINGADOR –
porque lutou tenazmente contra os excessos burocráticos que lhe vitimaram a amada Dª Inês. Conseguiu a vingança a quente, que não é a que melhor sabe, dizem os chineses.







D.FERNANDO (1367-1383) – O FAMOSO –
especialmente entre as mulheres, era-o muito, com destaque para as Leonores, que ansiavam que ele as escolhesse para rainhas, devido à sua fixação por esse nome. Apenas uma o conseguiu.

Sem comentários:

 
hits